Truques para se dar bem na viagem ao exterior

Na minha primeira viagem para tão tão distante eu aprendi alguns macetes para as próximas aventuras. Estar em uma cultura diferente da minha, em que os códigos sociais e a conduta funcionam diferente daquilo que estou acostumada funcionou como um botão a ser ativado dali em diante. Alguns anos depois, já feliz da vida com a existência dos smarphones, tudo ficou mais fácil e mais conectado. Então confira os truques de viagem:

Viagem ao exterior: defina um trajeto básico pelo menos

Organize uma rota primária

Se quiser uma viagem mais flexível, estabeleça, pelo menos, um trajeto prioritário, pois chegando lá vai querer fazer tudo ao mesmo tempo. O app Nativoo ajuda nesse quesito, pois baseado nas suas preferências ele sugere atrações e compartilha as impressões de outros usuários com o mesmo perfil. Aprovado.

Saiba de comunicar minimamente no idioma local

Fale, pelo menos, 5 palavras no idioma local e use um app Quick Translator no ios e o TripLíngo no Android. Nele, você digita uma frase e pode usar a tradução falada para se comunicar. Há vídeos super divertidos no youtube de gente pedindo pizza usando o app. Funciona. Aprender expressões básicas como sono – fome – casa – bom dia – desculpa já abrem precedente para que que os moradores vejam seu esforço em aprender o idioma local e fazem de você um ser estrangeiro muito simpático. Fica mais fácil conseguir ajudas valiosas.

Se bater uma vergonha ou não tiver ninguém por perto para resolver seu dilema, use o app World lens translator que funciona ao apontar a câmera do celular para o texto a ser traduzido em placas, embalagens, mapas… e vai dar as opções nem sempre viáveis. Mas já ajuda em momentos de apuro.

Viagem ao exterior: conheça gente nova

Pratique a educação que sua mãe ensinou

Nem sempre a educação de casa vai ser suficiente para te livrar de situações constrangedoras, mas já ajuda, e muito. Sempre parta do princípio que você é visita do país de alguém, então trate a cultura e costumes locais com muito respeito. Aqui tem dicas de viagem para brasileiro nos EUA, principalmente no que diz respeito às gorjetas, vale a pena conferir. E neste outro post, tem dicas para quem está viajando para Londres e como se comportar como um bom e educado brasileiro na Inglaterra.

Misture-se, conheça gente nova e diferente

Meet Up e Coushsurfing são dois apps ótimos para quem quer não só visitar lugares, mas conhecer pessoas, estilos de vida, pontos de vista… E ter uma visão mais profunda e mais real do lugar que está. O MeetUp apresenta calendários de eventos das cidades de acordo com as suas preferências. Já o Couchsurfing é uma rede social em que pode descolar um lugar para dormir na faixa e, de quebra, ainda conhecer a cidade do ponto de vista do seu anfitrião. Alguns usuários não recebem hóspedes, mas se dispõem a passar o dia fora, apresentar os pontos turísticos, os melhores lugares para comprar, comer e os macetes da cidade. Vale a pena.

Laryssa Caetano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *