Como o uso de suplementos aliado às atividades físicas auxilia o organismo

Sabemos que nosso organismo não produz todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento. Por isso melhorar a alimentação é fundamental para manter uma boa saúde. Mas não são todas as pessoas que conseguem ingerir todas as substâncias necessárias apenas com a alimentação e recorrem aos suplementos alimentares.

Os suplementos são necessários para repor os nutrientes que faltam, mas cada organismo funciona de uma maneira, por isso é essencial o acompanhamento de um especialista para iniciar o uso. Para quem pratica exercícios físicos, a suplementação pode estimular o ganho de massa e evitar a fadiga muscular. Além de ajudar na definição do músculo e aumento de força.

O uso do suplemento alimentar é recomendado em conjunto com uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos. Para os atletas profissionais ou amadores que praticam atividades regulares, fazer uso desses suplementos auxilia na reposição de vitaminas. A falta desse complemento pode ocasionar a queda de rendimento, maior cansaço ou até a deficiência de nutrientes.

A indicação dos suplementos é feita para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições. Para os atletas é indispensável, pois muitas vezes as refeições básicas não são suficientes para obter todos os nutrientes.

Mercado de suplementação cresce no Brasil

Atualmente o número de fabricas de suplemento tem aumentado, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Afins Especiais (Brasnutri), o mercado nacional de suplementação alimentar teve um crescimento de 6% no primeiro semestre de 2015, e aponta que o ano tenha fechado com um aumento de 15%.

A variedade de produtos pode confundir, consulte um nutricionista!

Capsulas de suplemento

Há uma grande variedade de suplementos alimentares disponíveis no mercado, cada um com uma finalidade e dosagem particulares. Os mais utilizados nas academias são os repositores de minerais e água, os que são fonte de carboidrato.

O nutricionista tem papel importante na escolha dos produtos que serão utilizados, pois alguns podem afetar o metabolismo do consumidor. O profissional deve agir em paralelo com um treinador ou profissional de educação física.  Os dois profissionais tem papéis importantes para o bom rendimento do atleta ou amador.

Não há uma regra quando se trata do tempo e idade certa para iniciar a ingestão de suplementos alimentares, mas para que inicie o uso é preciso investigar quais são os nutrientes necessários para que o organismo trabalhe da melhor maneira. Quem iniciou recentemente a prática da musculação pode fazer uso da suplementação alimentar.  Mas sempre é importante ter o auxílio de um profissional.

O uso sem necessidade de suplementos podem causar problemas de saúde, pois o atleta pode estar consumindo o nutriente errado. O consumo excessivo de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver a hipertensão. Quem consome suplementos com um alto nível de carboidratos pode ganhar muito peso.

É sempre bom lembrar que os suplementos são complementos e não finalidade, ele sozinho não muda nada em relação ao corpo e saúde. Quem começa a academia deve ter paciência e disciplina para atingir os objetivos estipulados. Comece uma rotina de exercícios tranquila e obtenha um melhor condicionamento e resistência.

grupowtw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *