Sua alimentação interfere na saúde ocular? descubra aqui

Manter uma boa alimentação beneficia o corpo, a mente e os olhos. A saúde ocular é beneficiada de diversas formas, e a alimentação é uma delas. Uma alimentação cuidadosa e balanceada é fundamental para a saúde dos olhos. Para isso, é importante equilibrar os nutrientes, tanto na qualidade como na quantidade, para suprir as necessidades de cada indivíduo, sem faltas ou excessos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como manter uma alimentação saudável para beneficiar a saúde dos seus olhos.

1- Como a alimentação pode interferir positiva ou negativamente na saúde ocular?

Manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes é indispensável para a saúde dos nossos olhos. É preciso evitar dietas ricas em gorduras saturadas, carnes vermelhas e açúcares. Segundo a Dr. Ana Paula da clínica de oftalmologia do Rio de Janeiro Americas Oftalmo Center, a ingestão de alimentos ricos em Luteína e a Zeaxantina, que são os carotenoides que encontramos na retina, podem ajudar a manter uma boa visão. Podemos obtê-los ingerindo alimentos como gema de ovo, vegetais verde-escuros e legumes amarelos/ alaranjados.

2- É possível postergar o aparecimento de catarata através da alimentação?

A catarata é uma doença ocular muito frequente, que causa a opacidade da lente do olho. É possível postergar o seu aparecimento com uma alimentação rica em glutamina, vitaminas D, C e E, ácido úrico, betacarotenos e flavonoides. Por outro lado, a glicemia elevada acelera o surgimento da catarata.

3- Quais vitaminas tem um papel positivo na manutenção de uma boa saúde dos olhos?

Alguns estudos comprovam que a vitamina D é responsável pela boa circulação sanguínea levando um aporte ideal de oxigênio para a retina, ou seja, mantém as células sadias. A vitamina E, por sua vez, tem um papel antioxidante importante, pois ela protege a membrana das células contra os radicais livres, subprodutos do metabolismo que podem gerar danos ao corpo. Assim, um consumo adequado de alimentos fontes de vitamina E parece ajudar na prevenção da catarata e, também, da degeneração das células da mácula.

4- Quais alimentos são essenciais para a manutenção de uma boa saúde dos olhos?

Manter uma alimentação adequada na quantidade e na qualidade dos alimentos consumidos ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças oculares. É importante aumentar o consumo de frutas e verduras. Consumir mais alimentos fontes de vitamina A ou carotenoides, como os vegetais folhosos verdes e os alimentos de cor amarelada ou alaranjada (essas substâncias são importantes para a visão noturna, além de proteger o sistema imunitário). Aumentar o consumo de alimentos fontes de ômega 3, como os peixes de águas profundas (sardinha, salmão), óleo de linhaça e azeite de oliva.  Consumir alimentos fontes de vitaminas antioxidantes como a vitamina E, presente no gérmen de trigo, cereais integrais, óleos vegetais e vegetais de folhas verde-escuro e a vitamina C, presente na laranja, limão, acerola, entre outros. E também alimentos fontes de vitamina D, como derivados de leite, peixe e fígado. Além disso, o consumo do ovo, milho e espinafre também é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, substâncias que auxiliam na prevenção da evolução da degeneração macular. Utilizar alho e cebola, preferencialmente crus, também é muito indicado, pois esses alimentos possuem substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, diminuem a pressão arterial e previnem contra o glaucoma.

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