O que é IMC?

IMC ou Índice de Massa Corporal é um método de estimar os níveis de gordura corporal de uma pessoa com base na medição do peso e da altura. Embora o cálculo do IMC seja uma medida indireta, ele foi considerado um indicador bastante confiável de medidas de gordura corporal na maioria das pessoas. 

 

Como o IMC é um cálculo simples, qualquer pessoa pode usá-lo para determinar o risco à saúde devido ao excesso de gordura corporal. 

 

Em outras palavras, o IMC é uma medida atraente porque é um meio fácil, barato e não invasivo de avaliar o excesso de gordura corporal. 

 

Vale lembrar que se você tiver um packs cadeiras na sua casa, pode utilizá-las para fazer alguns exercícios de redução de gordura.

 

Medidas verdadeiras de gordura corporal são impraticáveis ​​ou dispendiosas de usar em larga escala (como em todas as populações), por isso é realmente útil como uma forma de se ter uma ideia de como as pessoas são saudáveis.

 

O IMC é amplamente utilizado em todo o mundo e tem sido medido por algum tempo, permitindo comparações entre áreas, entre subgrupos populacionais e ao longo do tempo. A única questão é saber realmente como calcular e qual o IMC peso ideal!

 

Como calcular o IMC peso ideal

É muito simples calcular o seu próprio IMC, porque apenas dois fatores são necessários: sua altura e seu peso. Veja o que você precisa fazer:

 

Divida seu peso em quilogramas (kg) pela sua altura em metros (m);

Em seguida, divida a resposta pela sua altura novamente para obter o seu IMC.

 

Por exemplo: Se você pesa 70 kg e tem 1,75 m de altura, divida 70 por 1,75. A resposta é 40. Em seguida, divida 40 por 1,75. A resposta é 22,9. Este é a forma de calcular a tabela do IMC. 

 

Interpretando os resultados 

Para adultos, os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:

 

  • IMC abaixo de 18,5 = abaixo do peso
  • IMC 18,5 – 24,9 = peso normal
  • IMC 25,0 – 29,9 = excesso de peso
  • IMC 30.0 e acima = Obeso

 

Note que a forma de calcular a tabela de IMC é diferente no caso de crianças. Mas, a respeito da tabela de IMC de crianças você vai encontrar mais informações a seguir! O importante até agora é entender a real necessidade de ter um IMC ideal.

 

Risco de saúde relacionado a um IMC alto: Sobrepeso

A razão pela qual o IMC é usado para triagem da saúde da população em geral é devido a forte correlação entre excesso de peso ou obesidade e os problemas de saúde, doenças crônicas e morte prematura. 

 

Pessoas com excesso de peso ou obesas têm um risco aumentado para as seguintes condições de saúde:

 

  • Hipertensão
  • Diabetes tipo 2
  • Doença cardíaca 
  • Acidente vascular encefálico
  • Apnéia do sono e problemas respiratórios

 

Dessa forma, é essencial saber calcular o IMC peso ideal para ter uma vida mais saudável. 

 

A diferença do índice de massa corporal entre homens e mulheres

Os homens são mais pesados ​​que as mulheres? Normalmente sim. E quanto ao seu Índice de Massa Corporal ( IMC )? Você sabe, por exemplo, como calcular o IMC feminino?

 

Normalmente, os valores de IMC das meninas são ligeiramente superiores aos dos rapazes (dos 7 aos 16 anos). Enquanto os homens e as mulheres não estão acima do peso, os valores do IMC dos homens também são ligeiramente superiores aos das mulheres (após os 18 anos).

 

O excesso de peso é uma história diferente. Por volta dos 18 anos de idade, os valores do Índice de Massa Corporal de homens e mulheres jovens tornam-se iguais no percentil 85 (limite de sobrepeso) de 25 kg / m 2 . Assim como acontece no caso de idosos. 

 

Além disso, para adultos de meia-idade, as mulheres com excesso de peso tendem a ter valores de índice de massa corporal mais elevados do que os homens com excesso de peso.

 

Isso é confuso, e se você pensar muito sobre isso, vai enlouquecer porque não há uma única maneira correta de responder a essa pergunta.

 

Homens e mulheres devem ter diferentes limiares de excesso de peso?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não pensa assim. É por isso que ela escolheu um limiar de número único de 25 kg/m2 como limiar de excesso de peso para homens e mulheres, jovens e idosos. Parece que a razão para isso é a simplicidade.

 

Qual a diferença entre o IMC de adulto e o IMC infantil?

O IMC em crianças varia com a idade e o sexo, o que impede o uso de limiares fixos como nos adultos.  À medida que as crianças crescem, a quantidade de gordura corporal muda com a idade, de modo que o IMC infantil precisa ser interpretado em relação à idade da criança. 

 

Existem também diferenças de gênero. Portanto, para crianças e jovens, o IMC é específico para idade e sexo. Isso significa que a idade e o sexo de uma criança devem ser considerados ao interpretar seu IMC.

 

Para as crianças, o IMC infantil é usado para determinar se elas estão gravemente acima do peso, com excesso de peso, de peso aceitável, abaixo do peso ou severamente abaixo do peso. 

 

Não é uma ferramenta de diagnóstico. Então, se você achar que seu filho está acima do peso, é melhor você consultar o seu médico para descobrir se ele / ela tem algum problema de saúde associado ao seu peso.

 

O IMC é a melhor medida de obesidade?

Em primeiro lugar, é uma maneira rápida e fácil de descobrir se você está na categoria saudável usando duas medidas simples – peso e altura. Para isso, precisa ter um IMC ideal. 

 

A maioria dos médicos diz que é o melhor método que eles têm, é bastante preciso, pode ser medido simplesmente na clínica e é aceitável para os pacientes.

 

Funciona na grande maioria das pessoas, a grande maioria do tempo. Se duas pessoas têm a mesma altura e uma tem um IMC de 25 e a outra um IMC de 40, então o excesso de gordura corporal é o motivo.

 

O IMC realmente mede a gordura?

Não é possível medir a quantidade de excesso de gordura que temos em nossos corpos – em oposição a músculos e ossos – porque isso exigiria procedimentos médicos bastante complicados e caros, que não são viáveis ​​para toda a população.

 

O que o IMC ideal faz é dar uma faixa de peso saudável para uma altura específica, levando em consideração variações na forma do corpo – e isso fornece um bom ponto de partida para a maioria das pessoas.

 

Também não mede como a gordura é distribuída por todo o corpo (alguma gordura é boa; muito no lugar errado é um risco).

 

Pesquisas mostram que pessoas que carregam muita gordura ao redor da cintura estão em maior risco de problemas de saúde do que aquelas com mais gordura em torno de suas coxas e nádegas.

 

Portanto, conhecer a tabela do IMC e saber como calculá-lo é muito importante para ter um controle do seu peso. Não se esqueça de que o IMC infantil é diferente!

 

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *