Lente de contato dental

Saiba como funciona e quando é necessário optar por esse método

lente de contato dental

 

Quando se fala em estética oral, temos muitas possibilidades atualmente: clareamento dental, próteses e mais queridinha atualmente, a lente de contato dental.

Essas lâminas super finas são projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência. Elas podem mudar cor, formato, tamanho ou comprimento dos dentes.

Podem ser feitas  de porcelana ou de materiais compostos de resina. Facetas de porcelana resistem a manchas melhor do que facetas de resina e melhor imitam a luz refletida dos dentes naturais. Facetas de resina são mais finas e requerem a remoção de menos de superfície do dente antes da colocação. Quem vai decidir o melhor material a ser usado será o dentista.

Quando usar?

Uma dúvida muito comum é sobre como e quando usar as lentes de contato dentais. Veja abaixo alguns dos problemas que elas corrigem:

  • Dentes que são descoloridos ou por causa de um tratamento de canal acabam ficando mais escuros;
  • Dentes danificados por manchas pelo uso de medicamentos, excesso de flúor ou outras causas;
  • Dentes que possuem grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
  • Dentes que são desgastados;
  • Dentes que estão lascados ou quebrados;
  • Dentes que estão desalinhados, irregulares ou de forma irregular
  • Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).

Como funciona o tratamento?

Após a consulta inicial e o diagnóstico, onde você, juntamente com o dentista vão definir que esta é a melhor opção para você, o dentista remove cerca de 1/2 milímetro de esmalte da superfície do dente. Em seguida, seu dentista fará um modelo ou molde do seu dente. Este modelo é enviado para um laboratório de prótese dentária, que por sua vez constrói a sua lente de contato dental. Para os dentes muito feios, facetas dentárias temporárias podem ser colocadas por um custo adicional. Depois vem a última parte, onde a lente de contato é colada ao dente e se finaliza todo o processo.

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *