A jornada por se conhecer e se entender melhor pode ser no divã do psicólogo

Raiva, angústia, insatisfação. Medo, “vontade de sumir”, reclamações constantes, problemas de relacionamento. O ser humano é um espectro de emoções complexo, e, já dizia o ditado popular, “de perto ninguém é normal”. Para pessoas normais que explodem em sentimentos, algo completamente comum, a Psicologia oferece um entendimento, bem como uma compreensão. E para entendermos a nós mesmos, é necessário ajuda de um profissional que tenha estudado a nossa cabeça, a nossa mente e os nossos comportamentos.

A terapia, segundo a maioria dos psicólogos, precisava estar constantemente sendo praticada pelos seres humanos. Se passamos por um trauma, em vários graus, é algo que pode nos ajudar a entender e superar. E para isso, existem linhas e estudos diferenciados para cada necessidade, dependendo da avaliação do psicólogo para que você descubra a linha que mais se adequa a você.

Uma das mais populares é a Psicanálise. Criada por Sigmund Freud, o paciente deita no divã, de costas para o analista, e tem liberdade de falar sem filtros. O terapeuta propõe conexões entre esse diálogo, e estimula ideias e compreensões para mudar seus problemas. Já a terapia Jungiana se abre para o mundo dos sonhos, onde o que vemos quando dormimos é a chave para um autoconhecimento profundo.

Outras técnicas

Outra terapia praticada ao redor do mundo é a Lacaniana, onde o analista se propõe a entender nossas piadas, atos falhos e o “não dito”, além de também analisar nossos sonhos. Mais um exemplo de terapia é a Cognitiva-Comportamental, que pretende modificar os pensamentos disfuncionais – aqueles que só atrapalham, como “eu não faço nada direito”.

A ideia é mostrar que isso pode ser modificado, com muito treino e pensamentos funcionais, como “isso eu não fiz direito, mas acertei daquela outra vez”. Por fim, além de muitas outras existe a Gestalt-terapia, que analisa os pacientes pelos meios em que vivem, como amigos, trabalho e família. Procure a técnica que mais se encaixa para você e busque se auto conhecer.

grupowtw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *