Entenda a importância do atendimento humanizado

atendimento humanizado_enfermagem_UCDB_2

O termo atendimento humanizado refere-se ao jeito que os profissionais da saúde tratam os necessitados de atendimento especializado, intenção desse tipo de atendimento é confortar o paciente durante o período dele dentro da clínica/hospital.  Por isso auxiliares de enfermagem, enfermeiros, atendentes e médicos são instruídos a realizar um atendimento de forma confortável, tranquilizando as pessoas que estão fragilizadas pela situação.

Muito se fala nesse tipo de atendimento, mas esse exercício é deixado de lado no dia a dia das clinicas e hospitais, principalmente em órgãos públicos onde a demanda e qualidade do serviço são comprometidos. Porém esse é fator importante para o relacionamento do paciente com o centro de saúde, pois normalmente as pessoas se encontram mais sensíveis e precisam de cuidado e um zelo maior.

atendimento humanizado_enfermagem_UCDB

Quem está em busca de um atendimento espera ser ouvido e cuidado de uma forma completa, desde a atendente até o médico e laboratórios.  Uma mulher que está prestes a dar à luz por exemplo, além de todo atendimento necessário, é preciso zelo pela ocasião que provavelmente vai marcar a vida dela e dos familiares. Hoje há muitos registros de mulheres que sofreram violência obstétrica, tanto em hospitais públicos quanto particulares, essa conduta errada do profissional da saúde pode marcar a vida de seu paciente. Ou seja, um dia “ruim” de um funcionário pode acarretar traumas na vida dos pacientes. Em casos menos graves há também o afastamento e receito das pessoas em se submeter a certos tipos de exames ou consultas.

Todo funcionário da saúde deve ter além de desenvolvimento pessoal, um desenvolvimento humano para lidar com as dificuldades do trabalho. Não é fácil lidar com pessoas nesse momento de fragilidade, porém ter esse atendimento humanizado se faz necessário nessa área.  Um gesto de carinho, explicações claras, atenção durante todo o processo, gentileza e benevolência com o paciente podem ser um bom começo para a pratica do atendimento humanizado, basta ter um olhar mais sensível para entender como é importante ser bem tratado e tratar bem alguém.

Keilla Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *