As crianças também precisam de férias, igual aos adultos

As férias podem muitas vezes ser o terror dos pais, afinal o que fazer com as crianças durante todo esse período? Entretanto, esta pausa para as crianças é tão importante quanto para os adultos, elas precisam desse descanso da rotina, e é importante para o aprendizado delas. Saiba quais são os sinais de que é hora de pisar no freio e curtir os períodos ociosos com a criançada.

Entenda os sinais

 -Todo dia ao se levantar perguntam se tem que ir à escola e torcem o nariz quando a resposta é afirmativa.

– Estão mais cansados durante a manhã e querem dormir um pouco mais.

– Custa-lhes sentar e fazer os deveres, ficam procurando desculpas e estão extremamente distraídos

– Estão mais irritados, de mau humor e se mostram impacientes.

Não temos que menosprezar o trabalho que nossos filhos têm na escola ou no colégio. Eles também madrugam, passam horas sentados na sala de aula prestando atenção no que diz o professor, fazendo trabalhos, anotando coisas importantes ou fazendo provas. Chegam a casa e geralmente têm que passar mais tempo realizando os deveres para o dia seguinte, e assim dia após dia.

Isso pode esgotá-los mentalmente e repercutir na sua personalidade no final do curso. As férias servem, como a nós, para descansar a cabeça, recuperarem as forças, mudar de ares, adquirirem um novo impulso e ‘recarregar as pilhas’ para a fase seguinte.

Especialistas recomendam que durante as férias, as crianças não parem o aprendizado

Por outro lado, é conveniente ressaltar, que durante as férias de verão (que são mais duradouras), os especialistas recomendam que o cérebro das crianças continue ativo e não parem o seu processo de aprendizagem durante todo esse tempo. Por isso não é ruim que elas realizem algumas tarefas para repassar o que foi aprendido durante o curso: um momento de leitura, algum ditado, exercícios de matemática. São tarefas que não levarão mais que meia hora em todo o seu dia ocioso e que serão muito benéficas para elas.

Algumas escolas particulares abrem as portas durante o período de férias para uma programação diferente da convencional que inclui aulas de culinária, gincanas, e passeio pela cidade. Isto tornou uma opção para os pais que não tem onde deixar os seus filhos durante o período de recesso escolar, pois muitos trabalham nesta época do ano e não viajam.  

Muitos de nós, se pudéssemos, trocaríamos de lugar com as crianças, não é verdade? Já pensou ficar quase três meses de férias e viver nesse estado de despreocupação?

grupowtw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *