Cardápios diferenciados: 4 novas tendências nos buffets de casamento

De modo geral, os casamentos podem ser feitos seguindo padrões básicos, como se estivesse preenchendo um check list.

Quando acontece pela manhã, normalmente a cerimônia é seguida por um almoço, quando acontece pela noite, é acompanhada de uma grande janta.

Mas, você não precisa seguir este padrão no seu dia especial!

Separamos 4 ideias de buffet e cardápios diferenciados que podem ser adequadas a qualquer horário de casamento:

Brunch direto de Paris

Brunch direto de Paris - Cardápios diferenciados: 4 novas tendências nos buffets de casamento

O termo brunch deriva das palavras em inglês breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), e significa basicamente um café da manhã reforçado.

O brunch parisiense traz as características deste tipo de refeição com elementos comuns na culinária francesa. Nele você encontrará croissants, macarons, creme brulée, rocamboles e tudo do bom e do melhor.

Você pode optar pelo brunch antes ou depois de uma cerimônia de casamento no período da manhã.

A mesa pode ser disposta em forma de buffet ou garçons podem servir os convidados de maneira à la carte, com um menu pré definido.

Caso opte pela mesa, utilize-a como parte da sua decoração, tornando os doces e salgados foco da ornamentação. Toalhas claras ou até mesmo um tampo de vidro ou espelho completam a harmonia da mesa.

Não esqueça também de pensar nas bebidas. Sucos de fruta, cafés importados e chás refinados devem estar presentes entre as opções servidas. Outra opção interessante são águas saborizadas com frutas e ervas.

Como a festa acontecerá pela manhã, evite bebidas alcoólicas ou refrigerantes muito açucarados e pesados.

Almoço Vegan

Almoço Vegan - Cardápios diferenciados: 4 novas tendências nos buffets de casamento

A dieta vegana tem se tornado mais do que uma opção por não conter alimentos de origem animal e sim um estilo de vida que preza pelo bem estar de todos os seres vivos.

Muitos têm adotado os hábitos do veganismo tanto na alimentação, quanto no vestuário, nos medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza.

Escolher um almoço vegano no seu casamento é uma oportunidade para abraçar ingredientes nacionais e a brasilidade.

Como vivemos em um país tropical, temos a nossa disposição durante todo ano uma grande diversidade de frutas, verduras, folhas e raízes.

Alguns exemplos de pratos veganos que podem compor o seu buffet são o tabule, legumes ao curry, berinjela recheada, quiche de espinafre e cogumelos, escondidinho de palmito, espaguete de abobrinha…Enfim! As opções são diversas, basta uma boa pesquisa.

Vale ressaltar que entre os alimentos não consumidos pelos veganos estão o mel, os ovos, o leite e seus derivados. Assim, é muito importante passar as restrições para que o Chef do buffet não utilize esses componentes da elaboração dos pratos.

Para as bebidas, aposte em sucos com mistura de frutas. Escolha as frutas da estação e ofereça combinações divertidas para os seus convidados.

Você pode ir além e colocar à disposição opções de vitaminas e cocktails (alcoólicos ou não) de frutas. As águas saborizadas também são uma escolha interessante nesse tipo de refeição.

Café Colonial Estilo Alemão

Café Colonial Estilo Alemão - Cardápios diferenciados: 4 novas tendências nos buffets de casamento

Casamentos que acontecem no início da tarde ou no fim do dia podem ser precedidos ou seguidos de um belo café colonial. E quem sabe fazer café colonial melhor que os alemães?

Inspire-se na cultura germânica para trazer ao seu casamento um buffet rústico com muitas cucas, sejam elas salgadas ou doces, torta de bolacha, bolo estilo Floresta Negra, folheados…

O café colonial combina com casamentos realizados em ambientes rústicos, como fazendas.

A mesa do buffet deve ser o foco da decoração, onde serão distribuídas as opções de doces e salgados. Ornamente-a com vasos de flores e toalhas de renda para dar leveza ao espaço.

Como o café colonial costuma ser bastante rico, invista em opções de bebidas leves. Tenha a disposição variedades de café e chás, assim como sucos refrescantes, como abacaxi com hortelã, maracujá ou limonada.

Um cenário rural como este combina perfeitamente com um backdrop de flores, folhas e madeira.

Já deu uma olhadinha na publicação do blog do Café Printer sobre o assunto? Confira e escolha o melhor painel para acompanhar o totem de fotos no seu casamento.

Cocktails e Walking Dinner

Cocktails e Walking Dinner - Cardápios diferenciados: 4 novas tendências nos buffets de casamento

Muito comuns na Bélgica e na Holanda, os walking dinners (literalmente, do inglês jantares “andantes”), surgiram como uma necessidade dos eventos corporativos, onde executivos gostam de se locomover pelo salão para trocar cartões e divulgar seus negócios.

Eles foram adaptados aos casamentos no sentido de garantir liberdade aos convidados e compensar salões pequenos, dando preferência a pista de dança do que inúmeras mesas de jantar.

Escolher um walking dinner vai muito do objetivo dos noivos com a festa. Pense no futuro como você quer que as fotos do seu casamento se pareçam.

Você quer imagens dos convidados brindando e sorrindo sentados em suas mesas com grandes arranjos? Ou você quer que eles tenham liberdade para se mexerem, buscarem alguns drinks e tirarem fotos espontâneas ao longo da noite?

O cardápio deve ser composto por mini refeições, em pequenos pratos ou potes. Algumas opções interessantes são quiches, risotos, massas, saladas, sopas…

Os pratos podem ficar a disposição tanto no buffet, em grandes rechauds onde os convidados poderão se servir, quanto no formato à la carte, distribuídos pelos garçons.

O foco da decoração aqui são os próprios presentes! Logo, não são necessários muitos detalhes, como mesas e arranjos monumentais.

As bebidas perfeitas para esse tipo de ocasião são os cocktail drinks. Como a opção pelo walking dinner é feita para que os convidados possam se movimentar mais, dançar e interagir uns com os outros, nada como um bom drink para quebrar o gelo!

Algumas ideias interessantes são martinis, mojitos, margaritas, curaçao punch, além de variedades de caipirinhas.

Festas livres e dançantes normalmente são repletas de jovens energéticos. Para combinar com o perfil dos seus convidados, alugue uma cabine de fotos, assim eles poderão levar para casa uma lembrança da noite inesquecível que tiveram!

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *