Saiba tudo sobre vendas por e-commerce e a importância de investir no marketing digital nesse segmento

O mundo está passando por evoluções tecnológicas crescentes e nos últimos dez anos a comunicação e informação se tornaram imediatas, tudo é registrado de forma instantânea, o crescimento foi significante. E no comércio não foi diferente, muitas pessoas preferem fazer compras sem sair de casa pelas lojas virtuais, esse é o famoso e-commerce.

O primeiro sistema que permitiu o processamento de transações online entre consumidores e empresas aconteceu em 1979 e não parou mais. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor deve permanecer crescendo nos próximos anos. As expectativas são positivas, pois o consumidor brasileiro está mais confiante para comprar online e as novas gerações já nascem em tempos de internet. A projeção para o e-commerce no Brasil é um aumento nominal de 8% em relação a 2015.

Entenda como funciona o e-commerce e abra o negócio próprio

Muitas pessoas veem o e-commerce como forma de ganhar dinheiro e por isso pretendem investir nas vendas online. Mas antes de tudo é preciso saber como funciona esse sistema e planejar cada passo.

Comece estudando a plataforma que será usada, que é o sistema que possui as ferramentas para gerenciar e colocar a loja virtual na rede. É importante pesquisar muito para saber qual é a melhor plataforma, e escolher uma que tenha integração com ferramentas do Google, de SEO, redes sociais, e outros recursos para ajudar a aumentar as vendas.

Faça a escolha dos meios de pagamento, é necessário pensar que existem clientes que não utilizam cartões e outros que preferem parcelar as compras, por isso quanto mais opções o usuário tiver para efetivar a compra, melhor. Podem ser usados cartão de crédito direto, boleto bancário, intermediadores e débito online.

O empreendedor deve dispor várias formas de entrega e assim, evitar perder vendas daqueles que desistem da compra por causa de um maior prazo de entrega. Os envios podem ser feitos pelos Correios ou por transportadoras particulares, mas antes de contratar alguma, é preciso analisar quais as regiões são atendidas e o custo de cada.

E o passo mais importante para um e-commerce é a divulgação e investimento no marketing digital. Assim como o comércio físico, as lojas virtuais também precisam de marketing para firmar o nome no mercado e vender os serviços e produtos com eficiência.

A melhor forma de divulgar um e-commerce é pela própria rede com ferramentas a baixo custo ou gratuitamente, como as redes sociais. E há plataformas no mercado que oferecem várias formas de marketing para fazer ações da loja e oferecer descontos, promoções, frete grátis e outros.

Vários segmentos de e-commerce tendem a crescer em 2017

Apesar da economia enfraquecida no Brasil alguns setores do e-commerce tiveram um crescimento acima do esperado. E para este ano a maioria dos segmentos terão grande potencial de aumento de vendas, principalmente aqueles que são vendidos também em lojas físicas.

A área de petshop é a que mais resiste às compras virtuais, mas há um grande potencial em seu crescimento, visto que esse mercado não é apenas vendas de animais, mas de acessórios, rações, remédios e várias outras coisas. O dono de um animal vai querer uma vida de conforto para o bichinho e para isso precisa consumir os produtos para ele.

Moda e acessório foi o segmento que mais vendeu em 2016 e ainda vai crescer este ano tendo como base que as vendas em lojas físicas ainda são grandes. Uma subcategoria que vem ganhando espaço é a dos brechós online, pois oferecem produtos novos e seminovos com preços acessíveis.

A venda de celulares e produtos para a telefonia em geral foi uma das que mais cresceu nos últimos e anos e tende a continuar evoluindo, isso no mundo todo e não é diferente no Brasil. Sem falar que a compra pela internet acaba saindo até 30% mais barato que em lojas físicas.

Em todos esses segmentos e em vários outros é importante sair do lugar comum, trazer mudança ao mercado. O bom empreendedor tem sempre que encontrar um meio para vender mais e melhor, e a qualidade é primordial para conquistar clientes na área do e-commerce.

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