Como escolher a melhor escola

A preocupação com a educação dos filhos é tão séria que, muitas vezes, consideramos a quantidade de filhos que pretendemos ter a partir da nossa capacidade de manter todos em um colégio de qualidade, por exemplo. Os custos com mensalidade, uniforme e matéria escolar quando são multiplicados por dois ou mais filhos transformam o orçamento doméstico em um equilíbrio de pratos dignos do Cirque du Soleil.

Os custos de uma educação formal que contribua com o desenvolvimento intelectual da criança têm seu preço, mas antes de validar uma instituição pelo valor da mensalidade os pais deveriam considerar outros fatores. Entre as várias opções de escolas particulares em Campo Grande MS, cidade que tenho alguma experiência, elenquei as prioridades que considero mais importantes.

Como escolher a melhor escola

Aulas em laboratórios práticos

Laboratórios de química, física e ciências são fundamentais para ilustrar conceitos abstratos aos alunos. Entender o movimento dos astros, as reações químicas e a movimentação dos elétrons na prática reforçam o ensino teórico.

Preocupação com a formação de cidadãos

Eu não acredito que o dever da escola é educar uma criança, no sentido holístico da coisa. Na minha opinião, valores morais e cívicos precisam partir dos pais e a escola ser um complemento que reforça esses valores. A escola sozinha, dificilmente faz verão. Mas encontrar uma escola que levante uma bandeira moral e uma filosofia educativa que fundamenta a forma de trabalho complementa a educação que as crianças recebem em casa.

Há escolas, por exemplo, que proíbem a entrada de lancheiras com refrigerante. Exagero para uns e alívio para pais que não dão refrigerantes para os filhos. Escolas com metodologias Montessori, Waldorf, Democrática, Reggio Emilia, Brockwood e Logosófica.

Estímulo ao desenvolvimento da imaginação

Escolas que possuem bibliotecas e que estimulam os alunos a se aventurarem pelas prateleiras de assuntos multidisciplinares são um bom indicativo de que a instituição tem uma missão: fornecer uma visão pluralista de mundo às crianças.

A biblioteca pode ser um complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula e permite que o aluno se aprofunde em assuntos que despertem curiosidade como artes, literatura, filosofia, física e história.

Clubes de leitura, promoção de eventos, atividades lúdicas e esportivas também são fatores decisivos a serem considerados: eles contribuem com a formação artística, com o convívio coletivo com os colegas e professores.

Preocupação extras com os pequenos

Os pais dos menores se preocupam com a hora do recreio com várias faixas etárias, o que pode resultar em acidentes. Quando o intervalo é separado por faixa etária, as crianças menores têm mais espaço para brincar e o convívio é mais pacífico.

Outra preocupação com os toodlers é a segurança do prédio: acesso restrito à piscina, quantidade de degraus, parquinho com manutenção frequente e poucas portas de vidro, por exemplo. Para essa turminha, os pais ainda consideram o espaço para soneca, salas com ar condicionado e a existência de banheiro completo para eventuais banhos (principalmente na fase em que estão saindo da fralda).

Basicamente, a melhor escola é aquela que atende os requisitos dos pais. Visite o colégio Dom Bosco, uma escola particular em Campo Grande MS que vai do maternal ao cursinho pré-vestibular.

Laryssa Caetano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *