Como auxiliar os filhos em idade escolar

Os filhos estão com dificuldade na escola e os pais, geralmente, não conseguem diagnosticar antes das notas vermelhas chegarem. Antes de mais nada, é preciso ter um ambiente de confiança em casa, para que os filhos estejam à vontade para comunicar aos pais dos problemas na matéria.

É preciso identificar onde está a dificuldade, é no conteúdo ou no método de ensino? Ele entende o que o professor explica e não consegue executar? Ou não acompanha os conceitos apresentados? O material da escola tem sido suficiente?

Talvez seja o momento de procurar aulas de reforço escolar. Geralmente as matérias críticas são as exatas: matemática, física e química. Ter reforço com aulas e química, por exemplo, é uma opção razoável.

como ajudar seu filho a estudar

Os pais precisam perceber se há o empenho dos filhos em estudar o conteúdo, em fazer tarefas e trabalhos. Manter o contato próximo com a coordenação da escola o professor da matéria podem ajudar.

Mas não para por aí, os pais podem tomar outras atitudes que auxiliem os filhos a tomarem gosto pelos estudos. Passeios em Museus e Exposições ajudam a despertar o gosto por determinadas áreas do conhecimento. Levantar questões após ver um filme relacionado, por exemplo, é outra boa tática.

A internet é outra forte aliada, hoje contamos com uma infinidade de sites e vídeos com animações ou aulas sobre as principais matérias que ajudam os filhos a aprenderem de forma divertida. Um bom exemplo, é o site Química em Ação.

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *