Como Escolher o Vestido de Noiva Ideal

Tudo está se encaminhando para o grande dia e você precisa escolher a principal peça do look de noiva. Uma tarefa e tanto, não?! Para te auxiliar nessa árdua escolha, fizemos esse guia com algumas dicas e orientações a se considerar na hora de escolher um vestido de noiva. Esperamos que faça um bom proveito e que as nossas sugestões a faça montar um look de arrasar para o grande dia. Vamos lá?!

Localização da Cerimônia

Uma primeira coisa a se fazer é considerar a localização e o horário que vai acontecer o seu casamento. A festa será na praia? Será de dia? De tarde? De noite? Numa fazenda? Em um salão chique? Tudo isso vai dar o tom de como deverá ser o vestido. O tecido utilizado, por exemplo, vai ser melhor de acordo com onde será o casamento. Se o local é quente, você pode optar por um vestido de organdi ou linho. Se o local é frio, o veludo e o brocado podem ser boas pedidas. Então a nossa primeira dica é se concentrar na localização da festa.

Quanto você está disposta a desembolsar?

Um casamento vem com muitos custos. Fora os custos da festa, vem os custos de uma vida nova a dois – casa, móveis, utensílios domésticos, etc. Por conta disso, você deve considerar o preço do vestido ao seu orçamento da festa. O ideal é, ao visitar uma loja de vestidos de casamento, orientar ao vendedor o preço máximo que você está disposto a pagar. Se você não faz questão de ficar com a peça para recordação, pode alugar o vestido. Existem lojas que trabalham com o aluguel em preços bem acessíveis. Outra opção mais barata ainda é emprestar o vestido de alguém.

Se você for alterar o seu vestido ou mandar costurá-lo, você deve fazer isso com um certo adiantamento, pois as alterações ou encomenda pode levar um bocado para serem feitas. Algumas lojas podem até fazer o pedido com mais urgência, mas sempre cobrando uma taxa adicional pela urgência.

Uma dica extra para economizar são as lojas que vendem vestidos usados. Geralmente, tais peças foram usadas por uma ou duas noivas e estão praticamente novas. Algumas pessoas acham que vestidos utilizados carregam a energia das noivas. Caso você tenha essas crenças místicas, talvez essa não seja uma boa opção.

Faça uma ampla pesquisa 

Certamente, se você está lendo este guia é porque já está fazendo uma ampla pesquisa. Mas essa dica é para que você não pare por aqui. Leia revistas de noiva, veja livros de vestido, visite muitos sites que comercializam vestidos de noiva. Aprenda tudo sobre tecidos, silhuetas, tipos de corpos, e etc. O ideal é criar um banco de inspiração. Pode ser uma pasta no seu computador onde você arquiva os modelos que mais te agradaram e que mais você se vê utilizando. Como também pode ser uma pasta no Pinterest, uma rede social incrível para noivas.

Essa pesquisa também é válida para você observar quais lojas praticam os preços mais acessíveis de acordo com o seu orçamento.

Abra a mente 

Um dos consultores de noivas do qual sou amigo costuma dizer muito isso para as suas clientes. “Abra a mente”. Isso porque uma peça pode ficar excelente no cabide ou no manequim, mas ruim no seu corpo. E, por vezes, uma peça que não te agradou de primeira impressão pode ficar de arrasar no seu corpo. Experimente, não custa nada!

Pense no Conjunto

A sua maquiagem, o seu sapato de noiva e os acessórios que vão compôr o look devem ser pensados conjuntamente na hora de deliberar qual vestido você usará. Pense no look como um tudo e tente criar uma harmonia entre todos os elementos. Lembre-se que vestidos podem ser customizados e você também pode fazer ajustes. Lembre-se também que os acessórios têm a capacidade de remodelar um vestido.

Outro ponto interessante é pensar no look do noivo para harmonizar ambos num mesmo clima.

Personalidade é tudo 

Ninguém conhece melhor você do que você mesma. Existem guias e mais guias do melhor vestido para cada tipo de corpo. Embora isso ajude, o melhor é aquele que reflete a sua personalidade e, principalmente, aquele que você se sente bem. Uma dica legal é você observar os vestidos de festa que você tem em seu guarda-roupa e partir deles para a escolha do seu vestido de noiva. 

Outra dica legal é pensar em três adjetivos que refletem o que você quer vestir no grande dia. Por exemplo “clássico, vintage e confortável” ou “romântico, pomposo e sofisticado”. Dessa forma, você consegue ter um norte do quê procurar nas imensas possibilidades que o mercado de vestidos oferece.

É interessante também ir as compras com pessoas que te conhecem e que gostam de você, sejam amigas ou familiares que podem te orientar e palpitar sobre suas escolhas.

Com todas essas dicas, temos certeza que você vai fazer uma melhor compra. Um forte abraço e um excelente casamento!

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *