Aventura debaixo d’água: Tudo que precisa saber sobre mergulho

Conheça lugares perfeitos no Brasil para praticar mergulho com toda a família

Mergulhar é uma experiência que muitas pessoas buscam ter em viagens turísticas, e o Brasil dispõe lugares maravilhosos para essa prática do ecoturismo. Debaixo d’água há um universo rico com cores, texturas e animais surpreendentes. A prática é acessível para todas as idades e conta com profissionais para dar auxílio durante a aventura.

Existem quatro tipos de mergulho: mergulho livre (o tubo snorkel fica preso à boca e permite a respiração enquanto o rosto está submerso); o mergulho autônomo (feito com cilindro de ar comprimido, possibilitando que o praticante fique submerso por bastante tempo); batismo ( é o primeiro mergulho com cilindro com o acompanhamento de um instrutor); flutuação (é feito na maioria dos casos com colete salva-vidas onde o turista flutua sobre as águas transparentes). O snorkel é o mais indicado para crianças acima de 5 anos.

Agora que já sabe um pouco sobre os tipos de mergulho, que tal escolher o destino para a prática dessa aventura? Listamos os lugares mais frequentados e indicados por turistas.

Bonito-MS

Bonito é a cidade do Brasil que mais atrai pessoas para praticar o mergulho fluvial no Rio Sucuri. Para quem prefere o mergulho com cilindro há opções como os rios Formoso, da Prata e Abismo Anhumas, que podem chegar a 18 metros de profundidade.

Fernando de Noronha-PE

Por ter praias com a água que possibilita uma visão de até 50 metros no horizonte, Fernando de Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do país. La é feito o batismo para os iniciantes, que podem mergulhar sem preocupações em águas transparentes com temperatura média de 27°C.

Ilhabela-SP

A Ilha de Cabras tem um mar com resquicios de naufragios e atrai muitos visitantes durante o ano, pois são acessíveis aos mergulhadores. A estrutura oferece aos iniciantes da prática com cilindros uma maior segurança e vista inesqueciveis.

Porto de Galinhas-PE

Porto de Galinhas conta com o conjunto de recifes que atrai turistas do mundo todo. No local existem os passeios de jangadas que vai até as piscinas naturais, onde é possível fazer o mergulho livre e o batismo com cilindro. mergulhadores credenciados tem a autorização de descer além dos seis metros permitidos e percorrer os navios naufragados.

Nobres-MT

Essa cidade situada no Mato Grosso conta com rios de águas cristalinas, grutas e cachoeiras possibilitam os viajantes a praticarem a flutuação, que ainda podem ter a sorte de nadar com os peixes de água doce.

Jardim-MS

O Rio da Prata também passa pela cidade e oferece ao visitante praticar a flutuação e nadar ao lado de pintados, dourados, pacus e piraputangas, peixes de água doce muito comuns por lá. Mas o que mais chama a atenção é a Lagoa Misteriosa, que dá uma visibilidade de até 50 metros de profundidade e fica situada dentro de uma caverna.

Chapada Diamantina-BA

No local existem vários passeios, mas os que possibilitam flutuar nas águas transparentes é a ida à Gruta da Pratinha e o Poço Azul. Com o uso de uma máscara é possível ver os peixes de diversas cores é as formações rochosas que dão um tom curioso ao lugar.

grupowtw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *