Horta caseira: aprenda a fazer uma

Horta caseira vertical

O blog da Feminina Revista anda voltado para a simplicidade da vida, já reparou? Esses dias falamos de orquídeas que encontramos na zona rural e também sobre ter ou não um recanto no mato para descansar aos fins de semana. Mas agora o post é sobre a cidade mesmo.

Já pensou em transformar o seu quintal em um espaço aromático e gastronômico? Aproveite qualquer cantinho (de preferência aquele que tenha sol) para deixar o quintal bonito e os pratos mais saborosos com a horta. Manter uma horta em casa é muito fácil, o que precisa sempre lembrar é que plantas são seres vivos e vão precisar de manutenção.

Horta caseira: ervas aromáticas e verduras frescas

Primeiro escolha as plantinhas. Morando em casa ou apartamento, dá para aproveitar uma parede e fazer a horta vertical. Fica perfeito para plantinhas menores e leves, como alface, hortelã, orégano, salsinha e cebolinha. Lembrando que essas espécies se desenvolvem melhor na meia sombra.

Manjericão, alecrim, lavanda e tomate também crescem bem à meia sombra, mas são plantas grandes e requerem vasos maiores e no chão.  A pleno sol, você pode cultivar salvia, tomilho e lavanda, assim como a couve. Dependendo do espaço disponível, dá para expandir a horta para o chão ou não.

Caso não esteja a fim de gastar muito no paisagismo, você pode aproveitar e reciclagem embalagens de vidro, plástico e latas – todas devidamente furadas embaixo – para realizar o plantio. Dica: procure usar o mesmo tipo de embalagem para manter uma unidade visual na horta e, se quiser melhorar os vasinhos, pinte a parte de fora com tinta spray um dia antes de realizar o plantio. Confira as dicas para horta no chão neste tutorial:

O adubo a ser usado pode ser orgânico: junte todas as cascas de frutas, verduras e até de ovos em uma lata com tampa, misture com terra seca e deixe curtindo por um mês. Durante o plantio, coloque pedras brita ou argila expandida (o tamanho vai depender do tamanho do vaso) no fundo dos vasos, elas devem ocupar de 1 a 2 cm de altura e o restante deve ser preenchido com o adubo e a plantinha. Aqui tem exemplos de hortas de chão:

Para as hortas verticais, compre um cano e suportes de prateleira, distribuindo o peso de acordo com o comprimento do cano. Corte uma faixa de até 90° para que o cano não fique muito raso e feche as pontas vedando com isopor e cola quente (ninguém quer água com terra escorrendo pela casa né?). Aqui, use pedriscos bem pequenos e, em pouca quantidade, cubra com o adubo e separe as mudinhas em, pelo menos, 5 cm. Assim elas terão espaço de ventilação e para crescer.

Tenha uma ótima colheita!

Serviço: Quer investir em um imóvel maior e com quintal? A venda de imóveis em Campo Grande MS está com opções para todos os gostos. Também é possível locar imóveis em Campo Grande MS em regiões nobres da cidade, como o Alphaville, próximo ao Shopping Bosque dos Ipês. Outra opção para investir é em Hotel Campo Grande MS, principalmente quando está em uma área nobre como próximo ao parque Belmar Fidalgo.

Laryssa Caetano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *