Dia da Mulher: reconstrução de mamilo com micropigmentação

Neste Dia da Mulher, vamos falar sobre um assunto polêmico: mamilos. Reconstrução deles, especificamente. Quando essas guerreiras mulheres passam por mastectomia e vencem o câncer, passam a sofrer com a perda do símbolo da sua feminilidadade: a retirada dos seios e presença de grandes cicatrizes no lugar.

Daí que muitos tatuadores passaram a se especializar em reconstrução de mamilos e aréolas e tem feito muita gente feliz <3 Como nessa matéria do The New York Times – não achei com legenda, sorry!

Como a queda dos cabelos também é comum durante o tratamento, no Brasil vários grupos de apoio auxiliam na valorização da autoestima.  A fanpage Rapunzel Solidária, por exemplo, recebe doações de cabelos de todos os tipos para a confecção e posterior doação de perucas.

Mastectomia e a reconstrução de mamilos

Já a ex-modelo Flávia Flores, que superou um câncer de mama, também criou umas iniciativas muuuuuuito legais para suportar o tratamento. Ela criou a fanpage Quimiotereapia e Beleza, com dicas de maquiagem, ideias de lenços e perucas para mulheres com câncer – e que perderam o cabelo e as sobrancelhas. Ela ensina técnicas para maquiar uma sobrancelha e tirar a cara “de minhoca”, como ela mesma fala. Bom humor é tudo, né gente?

Reconstrução de mamilos e aréolas

Daí, não satisfeita, ela conseguiu parceiros para fundar o Banco de Lenços, para doação de lenços para outras pacientes carequinhas do Brasil inteiro, fofo né? Flávia, um beijo pra você! Se quiser doar os seus, dê uma olhada no site, lá tem mais informações: http://www.bancodelencos.com.br/

A vantagem da micropigmentação é que tanto aréola quanto mamilo são desenhados em 3D, já no tratamento de estrias e cicatrizes, a técnica tonaliza a pele desaparecendo a imperfeição. É a mesma técnica usada para micropigmentação de sobrancelhas e de manchas causadas por doenças como vitiligo.

Laryssa Caetano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *