Não tenha dor de cabeça ao alugar seu carro

Seja uma viagem de férias com os filhos, à trabalho ou casais em lua de mel, o conforto e praticidade são os requisitos principais. Por isso, cada dia mais a locação de veículos têm sido uma opção econômica e prática. Pois não tem nada melhor do que chegar no lugar de destino já com um carro a sua disposição, ter total liberdade no deslocamento e horários.

Mas como tudo que envolve viagem, tem sempre uma dor de cabeça ou outra. Como no post de hoje nós vamos falar de locação de carros, as dicas são para que você alugue com tranquilidade e tenha uma viagem sem preocupações. Vamos lá!

 

  • Contrato: Leia atentamente o contrato ante de assiná-lo. Analise as taxas que eventualmente são cobradas, como o seguro do automóvel e tarifa de proteção contra acidentes. Tire todas as dúvidas na hora com o funcionário da empresa que escolher.
  • Pagamento: Preste atenção nas formas de pagamento e como a empresa cobra, se é por diária ou por quilômetros rodados. Também existem cobranças se houver atraso na devolução, mas tudo deve estar bem especificado no contrato.
  • Verifique o carro: Antes de entrar no carro e começar a sua viagem, dê uma verificada no carro. Confira se há riscos, partes amassadas, faróis funcionando, assim como os equipamentos de segurança. O recomendado é fazer um test-drive antes de alugar o carro. Essa verificação vai garantir que na hora da devolução você não seja cobrado por imperfeições que não foi você que causou.
  • Tanque cheio: Outro detalhe importante é que o veículo deve ser devolvido com o tanque cheio, assim como estava no ato do aluguel.
  • Multas: É o locatário que deve arcar com o pagamento de qualquer multa. No caso de acidentes, algumas empresas podem cobrar de 10% a 20% do preço do veículo para cobrir os danos.
  • Viagens internacionais: Quando o aluguel é feito fora do país, você estará sujeito às regras do local. Aqui no Brasil a locação de veículos é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor.

 

  • Acessórios extras: Certifique com a empresa se a inclusão de cadeirinha de bebê, GPS ou outros acessórios são cobrados à parte.
  • Modelo do carro: É um pouco óbvio, mas quanto mais sofisticado o carro mais caro é o aluguel. Se quiser economizar escolha modelos mais confortáveis e sem luxo. Mas tenha sempre em mente quais as atividades que irá fazer com o veículo, por exemplo se o local é praia ou cidade.

 

Ficando atento à essas dicas, garanto que sua viagem será muito mais tranquila. Conte pra gente nos comentários, você já viajou com um carro alugado?

.

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *