Veja a importância do combo atividade física + alimentação correta

Todo praticante de atividade física como musculação, cross fit, pilates e esportes em geral sabe como é importante alinhar os exercícios com uma boa alimentação e um excelente descanso. O equilíbrio entre essas três ações garante os resultados desejados pelo esportista.

Veja a importância do combo atividade física + alimentação correta

Como esperado, esse efeito não vem a curto prazo mesmo como dietas malucas e rotinas exaustivas de exercícios, é preciso reeducar o corpo e respeitar seu desenvolvimento. Para chegar a bons resultados o primeiro passo é manter a alimentação saudável, a dieta de um esportista não exclui nenhum grupo de alimentos. Deve-se ingerir muita água, proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e minerais. A quantidade de cada grupo varia com organismo e intenção do praticante de atividade física, o ideal é buscar o auxílio de um nutricionista e ser acompanhado por um educador físico.

O gasto de energia varia conforme a atividade física, o organismo do praticante também reage diferente de pessoa para pessoa, por isso o indivíduo precisa ter um acompanhamento eficaz que analise as necessidades alimentares dele, se preciso, passe suplementos e vitaminas extras para compor a tabela nutricional.

Veja a importância do combo atividade física + alimentação correta
Dentro desse grupo nutricional destaca-se a importância de ingerir carboidratos, ele é responsável direto pelo desempenho e potência muscular das praticantes, além do mais ele evita a fadiga e sua ausência pode acarretar variação no humor e indisposição física.  Você pode encontrar esse nutriente em pães, massas e cereais.

As proteínas vegetais e animais também são indispensáveis na dieta de um esportista, elas são responsáveis pela recuperação e reconstrução muscular no pós-treino. Um dos suplementos mais comuns, o Whey Protein, apresenta uma grande concentração de proteína e sua ingestão completa a tabela nutricional necessária o aumento de massa magra. As vitaminas e minerais que encontramos em frutas, legumes e verduras colaboram no funcionamento do organismo.

Dica: A Universidade Católica Dom Bosco dispõe do curso de nutrição, lá você pode ingressar no curso de nutrição ou buscar um profissional qualificado.  Seguir uma dieta requer auxílio de um profissional habilitado, ela precisa ser planejada exatamente para atender suas necessidades, de acordo com seu organismo e suas restrições. Por conta disso, não é indicado realizar essa etapa sozinho, busque um acompanhamento profissional e não comprometa os seus resultados.

Keilla Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *