Entenda as vantagens e desvantagens do consumo de alimentos orgânicos

A população brasileira tem se atentado cada vez mais à saúde e à boa alimentação e isso causa impacto direto na qualidade do alimento que chega às mesas.

Essa cobrança de uma melhor qualidade dos produtos fez com que o agronegócio desenvolvesse novas técnicas para a produção de alimentos orgânicos.

Existem muitos benefícios quando se fala do consumo dos alimentos orgânicos, mas muita gente não sabe a diferença entre um produto orgânico e não orgânico.

Os orgânicos são cultivados de forma específica, respeitando o meio ambiente desde o plantio até a colheita.

Manter a qualidade é o ponto principal desse tipo de produção, por isso não há uso de agrotóxicos nem qualquer produto químico.

Isso torna o alimento natural, mais saudável, mais saborosos e nutritivos.

Em grande maioria esse tipo de produção orgânica é feito pela agricultura familiar.

As técnicas utilizadas para os alimentos orgânicos dispensa o uso de qualquer contaminante que coloque em risco a saúde do agricultor, do consumidor e o meio ambiente.  

Há uma preocupação com a água utilizada e o solo e a adubação do plantio é feito com matéria natural.

Já a produção em massa dos alimentos faz com que o agronegócio ainda dê mais espaço para as técnicas convencionais feitos com maquinário pesado e agrotóxicos.

As consequências não são boas nem para a população, nem para o meio ambiente, já que o solo é afetado, os alimentos são contaminados e a qualidade também baixa.

Vantagens do alimento orgânico

Como já mencionado, os benefícios do consumo de produtos orgânicos são inúmeros.

Os alimentos são mais saudáveis, mais saborosos, há maior concentração de nutrientes no alimento, a produção leva em conta a preservação do meio ambiente, a produção é feita pensando no bem de quem produz.

O consumo dos alimentos orgânicos tem aumentado consideravelmente, o que fez com que as vendas em feiras orgânicas ou feiras verdes aumentassem.

Um ponto importante para ser lembrado é que mesmo sendo orgânico, o alimento deve ser bem higienizado antes do consumo, principalmente os que forem crus, pois pode haver indícios de bactérias e coliformes fecais.

Desvantagem do alimento orgânico

A única desvantagem dos alimentos orgânicos é que para a produção o custo é mais alto e isso reflete no preço dos produtos quando chegam às prateleiras, eles são mais caros que os convencionais.

O valor pode ser até 40% mais caro que na agricultura tradicional.

Femina Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *