Qual é a diferença, na prática, entre bijouterias e semijoias?

bijouteria ou semijoia

 

Na hora de comprar um acessório feminino, muita gente fica em dúvida se compra uma bijouteria ou uma semijoia. Acontece que, por mais que não pareça, existe muita diferença entre esses dois tipos de acessórios femininos, principalmente no que se diz à acabamento e durabilidade.

A história é a seguinte: as joias são peças valiosíssimas confeccionadas diretamente no material de valor (ouro, por exemplo). Mas apesar da joia representar status, verificou-se quem nem todo mundo podia comprar uma joia, mas queria se enfeitar do mesmo jeito.

Foi aí que surgiram as semijoias. Essas peças são feitas de um material mais barato, e recebe banhos de material nobre. Quanto mais banhos ela recebe, mais durável e bonita ficará.

Já as bijouterias são confeccionadas em material comum e não recebem nenhum material nobre. Possuem forte tendência à oxidação e não possuem duração nenhuma. Também podem quebrar ou descolar peças com facilidade. É um enfeite simples.

Na hora de comprar você tem que levar tudo isso em consideração. Quer uma peça durável? De valor? Ou a intenção é apenas enfeitar momentaneamente.

Outra coisa que deve levar em consideração é se o valor gasto com uma bijouteria, que logo vai estragar, não vale mais a pena ser investido em uma semijoia que, apesar de não ser tão valiosa quanto a joia, é bem mais bonita e durável que a bijouteria.

Na dúvida, faça alguns testes e comprove. Mas mesmo entre as semijoias existem fabricantes de melhor e pior qualidade. Faça essa análise antes da compra!

 

Femina Revista

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *